Você já enfrentou uma rajada de vento lateral? Pilotando tranquilamente em sua motoca pela rodovia e de repente um vento vem e faz com que sua moto deite num angulo perigoso para pilotagem.
Aqui no Paraná, no Segundo Planalto, mais conhecido como região dos Campos Gerais, na estrada que liga Curitiba até Ponta Grossa é comum a gente se deparar com os ventos laterais. Em minha viagem ao Peru, indo pelo Atacama, no trecho entre Paso de Jama e San Pedro de Atacama, quase no topo da Cordilheira e também na zona central da Cordilheira dos Andes na região dos Altiplanos Bolivianos passei por alguns apuros com a ventania, a moto ficou inclinada demais e como estava muito pesada, ficou complicado pilotá-la, mas foi. Para quem viaja rumo ao Ushuaya um dos grandes desafios são os ventos laterais na Ruta 3 próximo a Rio Gallegos-ARG.
Recentemente passamos pela Ponte Anita Garibaldi na cidade de Laguna em Santa Catarina, podemos conferir a força do vento que tombou um caminhão no ano de 2016. Nossa experiência também não foi uma das mais felizes, além do forte vento lateral, fomos ultrapassados por dois caminhões que resultaram num vácuo muito forte, fazendo com que quase perdêssemos o controle da moto,
Os ventos laterais são mais perigosos que os frontais na pilotagem, afinal, eles jogam a motocicleta para o lado com sério risco de jogar a moto para a pista oposta, podendo ocasionar um grave acidente. Nas regiões de grande incidência são comuns as placas indicando o fenômeno, nessas condições, o piloto deve diminuir a velocidade e tomar o cuidado de curvar o corpo, procurando mantê-lo o mais próximo da moto, fazendo com que o vento passe por cima do piloto, deve manter os braços firmes no guidão e com as pernas deve abraçar o tanque da moto.
Recentemente passamos pela Ponte Anita Garibaldi na cidade de Laguna em Santa Catarina, podemos conferir a força do vento que tombou um caminhão no ano de 2016. Nossa experiência também não foi uma das mais felizes, além do forte vento lateral, fomos ultrapassados por dois caminhões que resultaram num vácuo muito forte, fazendo com que quase perdêssemos o controle da moto,
Os ventos laterais são mais perigosos que os frontais na pilotagem, afinal, eles jogam a motocicleta para o lado com sério risco de jogar a moto para a pista oposta, podendo ocasionar um grave acidente. Nas regiões de grande incidência são comuns as placas indicando o fenômeno, nessas condições, o piloto deve diminuir a velocidade e tomar o cuidado de curvar o corpo, procurando mantê-lo o mais próximo da moto, fazendo com que o vento passe por cima do piloto, deve manter os braços firmes no guidão e com as pernas deve abraçar o tanque da moto.
O importante numa situação dessas é respeitar o vento, caso a pilotagem se torne difícil o piloto deve ir para a pista lateral ou então parar num posto de gasolina e aguardar o vento passar ou diminuir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário