Para te ajudar a não gastar sem necessidade e manter a motocicleta em ótimo estado, o
Petrobras De Carona com Elas preparou um manual especial com 10 passos. Confira!
Foto: Rogério Boschini |
- Um dos primeiros pontos é tirar da cabeça a ideia de que se deve aquecer o motor antes da partida, isto apenas consome combustível. Alberto Araújo conta que a maioria das motos atuais possuem injeção direta, que permite o aquecimento dos motores em movimento sem desperdício ou desgastes.
- Mantenha a calibragem dos pneus correta. Este cuidado pode economizar quase 4% de combustível.
- Acelerar com a moto parada (vício de muitos motociclistas, principalmente em faróis fechados) prejudica o motor e aumenta o gasto desnecessário.
- Dirigir em velocidade constante é ótimo aliado. Além disso, mudar rapidamente para a segunda marcha ao engatar e adaptar-se com a marcha lenta são essenciais.
- O “ponto morto” consome combustível da mesma forma. Por isso, deixe-a engrenada quando estiver em descidas.
- Mantenha o filtro de ar limpo. A moto é alimentada a partir da mistura de ar-combustível e precisa “respirar” corretamente.
- Acelerar muito em subidas não aumentará a força da motocicleta, e sim consumirá ainda mais gasolina. Fique de olho!
- Trocar de marcha na hora certa e de forma correta diminui (e muito!) os gastos.
- Dica fundamental, mas que muitas vezes cai no esquecimento: não deixe de ler omanual da sua moto. Lá estão todas as dicas para aumentar a vida útil e protegê-la de cargas em excesso.
- Frenagens e aceleradas bruscas estão fora: acelere gradativamente a moto para que o motor funcione com eficiência e não consuma exageradamente.
Foto: Rogério Boschini |
Sobre o ponto morto nas descidas, e se a moto não tiver cut-off?
ResponderExcluirO ponto morto consome combustível do mesmo jeito, a orientação ali é de deixar a moto engrenada.
ExcluirDicas boas de serem relembradas em época de crise !
ResponderExcluirE se for considerar uma viagem longa, vale lembrar que andar entre 90-110 é muito mais econômico que andar entre 110-140km/h. Fora o fato que é bem menos cansativo e evita se multas. :)
ResponderExcluirE se for considerar uma viagem longa, vale lembrar que andar entre 90-110 é muito mais econômico que andar entre 110-140km/h. Fora o fato que é bem menos cansativo e evita se multas. :)
ResponderExcluirBem lembrado Sergio - além do que você também aprecia mais a paisagem administrando a velocidade. Abraço !!
Excluirtens noticias da Rota 16, agora em 2018,da Região do Chaco na Argentina?
ResponderExcluirPassamos por lá agora em outubro - tem um trecho de aproximaddamente 30 km que o asfalto esta muito ruim - na região do Pampa del Guanacos.
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