Diferentemente de um automóvel, dificilmente você irá substituir o modelo de roda que vem de fábrica no conjunto da moto, afinal os engenheiros passam longos períodos analisando qual sera o tipo ideal para aquele modelo de motocicleta, uma roda destinada a uma motocicleta pequena, leve e pouco potente não será submetida a grandes esforços, pensando nisso a indústria procura não exagerar, equilibrando de maneira ideal a resistência ao menor peso possível. As rodas pesadas influenciam no aumento do consumo e na dirigibilidade da moto. Quanto maior e mais veloz for a motocicleta, mas importante será equacionar de maneira ideal a resistência e o peso.
As rodas de liga leve são indicadas para um asfalto de boa qualidade, elas dão mais segurança ao conjunto. A grande vantagem no quesito segurança esta no risco do pneu furar em alta velocidade, no caso das ligas leves o pneu irá demorar um pouco mais para esvaziar caso o furo seja com um prego, neste caso o próprio prego servirá de "rolha" fazendo com que o ar demore um pouco mais para sair. O conserto é mais simples, em caso de furo com um prego não é necessário desmontar toda a roda, pode ser consertado com o conhecido "macarrãozinho". No entanto, essas rodas exigem um contato perfeito do talão do pneu com a face interna do aro. Se o aro estiver amassado, a perda de ar ocorrerá.
O pneu sem câmara é mais seguro, porque sua construção é totalmente hermética, diferentemente do pneu que tem a necessidade de usar câmara. O pneu sem câmara conta com uma camada interna chamada de liner (lê- se láiner). É uma fina camada de borracha que serve como impermeabilizante e reveste todo o interior do pneu, impedindo que o ar escape pelas camadas de lonas. O liner torna a câmara desnecessária e elimina a possibilidade de estouro súbito.
Já as rodas raiadas são mais resistentes em estradas acidentadas, elas aguentam mais o tranco e são indicadas para estradas mais acidentadas, seja de saibro, pedras, rípio ou até mesmo as ruas em muitos bairros de Curitiba, onde a prefeitura insiste em tapar toda semana os buracos com o tal de anti-pó, virando um buraco inverso. No caso das rodas raiadas se o pneu furar em alta velocidade fica mais difícil segurar e as chances de um tombo são grandes, o ar se esvazia de imediato fazendo você perder o controle da moto.
O que difere as rodas raiadas que equipam as motos utilitárias mais simples das mais sofisticadas off-road? O material utilizado especialmente no aro. Sai o aço, barato, e entra a cara liga de alumínio. Em um hipotético choque com um obstáculo, buraco, pedra ou desnível, uma roda raiada terá naturalmente uma maior capacidade de absorção de impacto.Os raios “trabalham”, oferecendo a flexão que atenua e redistribui a intensidade do impacto.
O mesmo acontece com o aro: se for de liga leve, a capacidade de flexão maior que a do aço o faz ter mais resistência a amassados ou ruptura.
Nas rodas monobloco de liga leve, a capacidade de absorção de choques é naturalmente menor, pois aro, raios e cubo são peça única realizada de um mesmo material, e desta maneira não há elementos de diferentes níveis de flexibilidade.
Qual das duas é a melhor então? Raiada ou de Liga Leve? R: Vai depender do terreno em que você irá andar, cada uma tem suas funções específicas.
Fonte: Quatro Rodas
Boa matéria. Porém tenho opinião própria formada na estrada onde já rodei mais de 250mil kms. Ando de Gs, hoje com uma Adventure que oferece rodas raiadas, mas já tive outras com rodas de liga. Qual é a melhor roda?? As raias realmente são mais fortes mas também amassam. Em uma viagem para Alta Floresta MT, tive uma roda de liga amassada ao ponto de perder o ar do pneu. Consegui chegar em um posto e improvisando um maçarico, utilizando o botijão de gás emprestado por amigo caminhoneiro, e uma marreta consegui desamassar a roda e voltar para estrada. Se fosse de alumínio, material utilizado nas raiadas, eu não conseguiria. Aliás existem poucos profissionais no mercado que conseguem e sabem desamassar uma roda de alumínio, e uma nova custa hoje 12 mil Reais. Assim, de fato cada uma tem sua vantagem. Eu prefiro as de liga leve. Abraços
ResponderExcluirLuciano Nucci Passoni
Valeu Luciano, obrigado pelo seu comentário. Também ja tive problemas de amassado em minha Vstrom DL 1000, por sorte achei um profissional que realizou bem o reparo.
Excluirpois é, gostei da observação de nossas "ruas" brasileiras. Vc anda nessas vias urbanas e enfrenta o mesmo tipo de obstáculo, buracos, desníveis etc. etc. que enfrenta em vias de terra. Por isso, quanto mais robusto o veículo mais sobrevida e segurança.
ResponderExcluirPois é Rafael, lamentavelmente nossos administradores estão preferindo uma solução mais barata para manutenção das vias públicas, só não sei se é eficaz, uma fez que a cada chuva o serviço deve ser refeito.
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