A cada dia aumenta o número de motociclistas nas estradas, alguns solitários, outros em pequenos grupos de amigos e aqueles bondes gigantescos com diversas motocicletas, um espetáculo à parte. Se participar desse bondes é algo emocionante, imagine você ir à frente de todos, sendo responsável pela condução, mas ao mesmo tempo se deliciando com as imagens em seu retrovisor, esse é o um dos prazeres do Road Captain, mas por trás disso vem muitas responsabilidades.
Road Captain é o nome dado para o piloto que coordena o passeio de várias motos, é o responsável em conduzir todo o grupo com o máximo de segurança, entre seus deveres esta o de planejar a viagem ou passeio, podendo também atuar como um guia de turismo.
Ao Road Captain cabe estabelecer a rota a ser realizada e ter pleno conhecimento sobre a mesma, sobre as condições da estrada, ditar o ritmo e principalmente saber sobre os riscos potenciais e certificar que nada mudou desde a última passagem pelo local.
Antes mesmo de colocar as motos na estrada, o Road Captain deve realizar um briefing, onde ele passará todo um conjunto de informações para o desenvolvimento da viagem ou passeio, ele deverá informar os pilotos sobre o ritmo do passeio, dizer-lhes sobre a formação escalonada e irá explicar quais são as regras. Alguns passeios exigem que os participantes andem juntos numa formação apertada, enquanto outros têm um mais solto, "no seu próprio ritmo" estilo. O Road Captain também vai responder a perguntas e passar aos novos pilotos a sinalização utilizada nas estradas. Na orientação ele também irá passar aos pilotos o que fazer em caso de quebra ou acidentes.
Esse trabalho ele executa em conjunto com outras duas figuras do bonde, o Ferrolho, que vai no final da fila e também o Anjo, que fica mais ao centro organizando as motos.
Dentro da Harley Davidsom existe uma organização interna em cada concessionário disponibiliza cargos anuais para colaboradores que querem participar da composição H.O.G e, qualquer cliente pode se candidatar para responder por determinada atividade, como por exemplo, ser Road Captain, ficando responsável pela logística e segurança durante os deslocamentos nas estradas e trânsito, reduzindo assim a chance de possíveis incidentes durante os trajetos.
Abaixo o relato de Marcio Kordel , Road Captain HOG The One Curitiba Chapter.
“ Minha experiência em Harley Davidson iniciou-se em 2010 onde adquiri minha primeira HD, uma Sportster 883r 2008 e comecei a andar com o grupo ViragoPR.
Neste grupo participei de inúmeros passeios onde comecei a adquirir experiência e o melhor modo de andar em grupo nas estradas. Participei da organização do grupo, conduzindo os “ trens” ou “bondes” como chamam o grupo de motos em um passeio na estrada, aprendendo a cada dia com erros e acertos e principalmente na questão da segurança na condução o que a meu ver é o mais importante.
Em 2013 fui convidado a participar da diretoria do HOG The One Curitiba Chapter ( Harley Owners Group), grupo oficial de proprietários de Harley Davidson em Curitiba, como Road Captain ( Capitão de Estrada), nomenclatura dada aos responsáveis a conduzir o trem de motos em um passeio.
No Grupo somos responsáveis pelo planejamento, organização e segurança nos passeios para garantir a melhor experiência Harley Davidson.
Já faço parte do Grupo a 3 anos e o que é legal que a cada passeio fazemos novos amigos, sendo estes pessoas que acabaram de adquirir sua moto ou mesmo integrantes de outros grupos .
Ser do Grupo do HOG é uma experiência sensacional. Fazer parte de uma família que tem paixão pela marca e poder transmitir um pouco de nossa experiência para outras pessoas é maravilhoso.” (Marcio Kordel)
Excelente site. Parabéns!!
ResponderExcluirObrigado Ferreira!!!
ExcluirObrigado pela oportunidade de explicar nossa função no HOG Rogério, estamos sempre a disposição de todos os motociclistas harleyros ou não!!! Abraço
ResponderExcluirGrande Kordel, agradeço a sua colaboração !! Abraço meu irmão!!
ExcluirMárcio, se me permite, para uma oportunidade de suas atividades, talvez fôsse interessante destacar com um pouco mais de detalhes os beneficios de andar em grupo de forma coordenada pois existem diversos grupos isolados que buscam se organizar e as vezes falta um testemunho de alguem que já faz a muito tempo e as diferenças de pensar em fazer e fazer. O HOG, do qual faço parte (eventualmente ando com o Groba da ABA e as excelentes viagens que faz), tem muito a contribuir, de forma resumida claro, para outros motociclistas. Abraços a todos!!
ResponderExcluirOla Ferreira, este blog esta aberto a vocês, caso queira preparar esse material poderemos publicar numa próxima matéria, fico a disposição para publicar. Abraço!!
ExcluirGratos Rogério. Vamos pensar em algo neste sentido. Vejo como necessário para a galera em geral. Abraços.
ResponderExcluirok, entre em contato via Face depois, abraço!!
ExcluirRogério Boschini, parabéns pelo blog e ao Marcio Kordel que tem meu respeito e admiração pelo excelente trabalho que realiza junto ao HOG Curitiba. Aproveito para homenagear a todos os Road Capitains que voluntariamente se dedicam ao bem estar de seus parceiros e amigos de estrada. Grande abraço.
ResponderExcluirValeu Luis !! Obrigado pelo comentário !!!
ExcluirTão importante quanto o prazer da LIBERDADE também proporcionado pelas motos, é o compromisso cidadão de defender a sua guardiã: a VERDADE. https://www.youtube.com/watch?v=8CUysEILwWg https://plus.google.com/117780186646962901957/posts/KtN2xwQdBSF
ResponderExcluir