Nosso assunto central são viagens de motos e cuidados para os motociclistas e suas máquinas, porém, além de motociclistas também somos motoristas e um fato envolvendo o air-bag chamou-nos a atenção, pessoas que andam no banco do carona e que tem o costume de andar com os pés no painel do veículo, por conta disso, fomos atrás de algumas informações.
Criado para aumentar a proteção de motoristas e passageiros, o airbag acabou provocando algumas mortes no início de seu uso, nos anos 1980, principalmente nos Estados Unidos. Foram 53 vítimas apenas em 1997. O problema não estava no conceito da “bolsa que se infla no momento do acidente para proteger o rosto e o tórax de motoristas e passageiros”, mas na velocidade de enchimento dessa bolsa, que tem que ser extremamente rápida para protegê-los.
E foi justamente na terra do Tio Sam que recentemente aconteceu uma situação inusitada, uma mulher norte-americana quebrou diversos ossos da perna e do rosto após o Ford Fusion conduzido por seu marido disparar os airbags depois de bater em um carro que avançou na placa de Pare.
O acidente ocorreu há dois anos, mas até hoje Audra Tatum lida com as consequências de seu erro. “Esse acidente acabou com minha carreira. Perdi muita coisa da minha vida”, afirmou à imprensa local.
Tatum caminha com dificuldade após ter quebrado os ossos do pé, tornozelo, fêmur e nariz. “O airbag inflou e jogou meu pé contra meu rosto.”
Na ocasião, médicos afirmaram que Tatum poderia ter saído ilesa do acidente se estivesse usando cinto e com os dois pés no chão. “Meu marido sempre me alertava que um acidente poderia quebrar minhas pernas, mas não dava bola”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário