Esta linda cidade fica distante de Curitiba aproximadamente 50 km, tem sua origem ligada ao tropeirismo, a Lapa é uma das cidades mais antigas do Estado do Paraná e mantém seu Centro Histórico com características originais. As ruas de paralelepípedos, as réplicas de luminárias antigas e construções em estilo colonial português dos séculos XVIII e XIX encantam os visitantes. Nestas ruas e imóveis está viva a memória de um episódio que marcou a trajetória política brasileira e ficou conhecido como Cerco da Lapa.
O nome da cidade tem origem na marcante presença, ao leste, de uma montanha com formações rochosas que contém uma gruta em que viveu, por algum tempo, o monge João Maria D’Agostinis, tornando-a ponto de peregrinação e de grande valor místico.
Os saborosos pratos típicos, como o virado de feijão com torresmo, a quirera, os tijolinhos de abóbora e a coxinha de farofa fazem da gastronomia um importante atrativo.
MONGE

Registros históricos apontam que foram três os monges que freqüentaram a região. Além de João de Maria D’Agostinis, o segundo esteve na Lapa em meio a Revolução Federalista e o terceiro em 1912. De acordo com a lenda, os monges faziam previsões diversas. Alguns dizem ser possível perceber a imagem de uma santa na fenda existente na pedra que serviu de abrigo ao monge João Maria – conhecida como pedra partida.
CERCO DA LAPA
Poucas cidades no país têm memórias de uma guerra ou conflito armado. A Lapa (PR) guarda até hoje, nos muros de algumas casas centenárias, as marcas dos tiros do episódio conhecido como Cerco da Lapa, no qual o exército local conteve o avanço da Revolução Federalista, que pretendia instituir sua própria forma de governo no Sul por rejeitar a República.
Hoje intitulada a “Cidade dos Heróis”, a Lapa faz da sua importância histórica um atrativo turístico. Vários pequenos museus são dedicados a reconstituir os momentos que marcaram os 26 dias de resistência de um grupo composto por militares e civis voluntários quatro vezes menor do que as tropas federalistas que os ameaçavam.
O Museu Histórico contextualiza o conflito que levou ao Cerco da Lapa, exibe vestes e armas e recria a cena da morte do General Carneiro, que liderou a proeza, em uma pintura. A Casa Lacerda conserva mobiliário, vestes e utensílios de várias gerações de descendentes de Joaquim Lacerda, o civil que se tornou braço direito do General Carneiro e após à guerra foi nomeado coronel. E o Museu das Armas mantém canhões, espingardas e até fotos de cenas ligadas ao episódio.

Fonte: Prefeitura Municipal da Lapa
Uol Viagem
Casa de Câmara e Cadeia
Inaugurada em 1868 como Casa de Câmara e Cadeia. No térreo funcionou a primeira casa de detenção da cidade. Com arquitetura portuguesa, o plano para a construção foi feito em 1829, mas a obra iniciou somente em 1848. Voltando a abrigar no pavimento superior a Câmara Municipal da cidade, resgatou-se o uso original da construção, fato raro no Brasil. Atualmente, sedia o plenário do Legislativo Municipal no pavimento superior.
No pavimento inferior abriga um museu de época, denominado Museu de Armas. Estão expostas as antara Revolução Federalista e as usadas pelo Exercito Brasileiro durante o Império, como canhões
Krupp de diversos modelos e calibres, metralhadoras Nordenfeld de fabricação inglesa, fuzis, canhões e balas, essas retiradas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel.
Localização: Alameda David Carneiro.
Prédio da Prefeitura da Lapa |
PANTEON DOS HEROES
Monumento erguido para guardar os corpos dos soldados das forças republicanas que pereceram durante o Cerco da Lapa. Foi inaugurado em 7 de fevereiro de 1944, para o cinquentenário do Cerco. O espaço abriga os restos mortais de pessoas que lutaram na Revolução Federalista de 1894. Na parte externa do prédio, há um painel com a antiga planta da cidade, com antigas e atuais denominações das ruas, além dos locais das principais batalhas do Cerco da Lapa.
Combatentes que jazem no panteão: General Antônio Ernesto Gomes Carneiro; Coronel Candido Dulcídio Pereira; Coronel Joaquim Resende Correia de Lacerda; Coronel Dr. José Aminthas da Costa Barros; Tenente Clementino Paraná; Tenente Henrique José dos Santos; Tenente José Charlou; Tenente Otho Rochendolph; Alferes Francisco Fidêncio Guimarães; 1° Sargento David Rodrigues Cordeiro.
Localização: Rua XV de Novembro, em frente à Casa Lacerda. |
A Igreja Matriz de Santo Antonio
Prédio arquitetônico mais antigo da cidade, de arquitetura oitocentista, sendo tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Possui grande influência da arquitetura luso-brasileira por utilizar a técnica em pedra retirada da serra do monge, pela torre-sineira e pelo desenho barroco no frontão.
Construída entre 1769 e 1784 é dedicada à invocação de Santo Antonio, padroeiro da cidade. Seu interior é sóbrio e acolhedor, contendo imagens de santos do século passado vindos da Europa.
Segundo a lenda, a pessoa que der 13 voltas ao redor da Igreja se casará até o próximo ano, já que Santo Antonio é popularmente conhecido como o santo casamenteiro.
Monumento ao Tropeiro
Mosaico do artista Poty Lazzaroto, recebe os visitantes da Lapa na entrada da cidade. A peça - painel em azulejos - ressalta a importância do tropeirismo para o desenvolvimento da região. A Lapa foi ponto de passagem das tropas que transitavam na rota entre Viamão e Sorocaba, transportando animais, objetos e mercadorias.
![]() |
Localização: Trevo de acesso ao município, na BR 476. |
Uma das principais atrações do Centro Histórico da Lapa, o Theatro São João tem sua história marcada pela visita do Imperador D. Pedro II e sua comitiva, em 1880. Charmoso e acolhedor, o teatro é um dos poucos do Brasil a reunir os estilos italiano, neoclássico e elisabetano. O espaço, com capacidade para 212 pessoas, é utilizado como centro cultural e mantém uma programação permanente. Foi construído em 1873 e possivelmente inaugurado em 1876. Localização: Praça General Carneiro.
Maior santuário do mundo dedicado a São Benedito. A obra tem origem em uma capela construída aproximadamente em 1870 por um devoto, em agradecimento por uma graça alcançada. Em 1947, foi substituída pela construção atual. Abriga a imagem de São Benedito, que havia na antiga capela, e possui vitrais em todo seu entorno. A forte influência dos negros sobre a cultura lapeana faz de São Benedito um santo de grande devoção da população. É reverenciado como Padroeiro da Congada e dá nome a uma das maiores festas religiosas do município, realizada no dia 26 de dezembro.
Casa Vermelha
Construída na primeira metade do século XIX no sistema de "taipa" ou "pau a pique", servia para atender aos tropeiros como armazém de secos e molhados. O maior interesse de sua arquitetura está na união de duas fases marcantes da história: a morada/comércio, tipicamente em estilo luso-brasileiro, e a sua ampliação para fins hoteleiros, em estilo alemão, no final do século XIX. Atualmente abriga o acervo do Museu dos Tropeiros, Sala da Congada e o Centro de Artesanato Aloísio Magalhães com as associações APPA (Associação dos Produtores de Produtos Artesanais) e ACAVE (Associação dos Artesãos da Casa Vermelha), com exposições e venda de cestos, quadros, bordados, bibelôs, tecelagem, louças e uma infinidade de peças produzidas pelos artesãos locais.
Localização: esquina das ruas Barão do Rio Branco e Hipólito Alves de Araújo.
Mais fotos da cidade
Para acessar a Gruta antes era necessário passar sobre essas pedras, a prefeitura instalou essas escadas metálicas. |
No local esta sendo construído esse oratório. |
Existe um espaço amplo de muito verde para as famílias fazerem seus piqueniques |
As fotos abaixo são do Restaurante o Casarão
Eles servem uma excelente comida tropeira
Alameda David Carneiro, 307
Telefone: (41) 3622-0020
muito legal..parabéns
ResponderExcluirValeu!! Sou encantando pela cidade da Lapa, tem uma história fantástica e esta próxima de Curitiba - fácil, fácil para fazer um bate e volta.
Excluir